Adensa-se a dúvida, temos ministros ou
"marketeiros"?
Além da ministra Assunção Cristas, especialista em
se autopromover com base nos esforços dos outros, também agora o ministro
Moreira da Silva se associa à festa. Vai anunciar a criação de uma marca para
os parques naturais, a Natural.pt.
Cria agora o ministro uma marca para fomentar os terrenos daqueles que fizeram chegar aos nossos dias habitats únicos. Aqueles a quem uns
eruditos se arvoraram um dia no direito de lhes congelar a gestão do património
rústico, com a imposição de servidões ambientais, integrando esse património familiar em parques e reservas naturais. Património privado inserido em regiões rurais que, desde então, têm sido vítimas
de acelerado despovoamento e desertificação.
Pensará o ministro que é com marcas e estratégias
de resmas de papel que vem repor os estragos feitos em mais de duas décadas de
gestão coerciva de terrenos privados?
Fraco, muito fraco. Precisará de se
esforçar bastante mais.