terça-feira, 24 de setembro de 2013

Procrastinação ministerial.

Em fase de pré-rescaldo a mais uma época de incêndios florestais, questiona-se a estratégia de curto prazo dos responsáveis políticos do Ministério da Agricultura e Mar, entidade que tutela o setor florestal

Será 2014 igual a 2013? Por sua vez já similar a 2012.

Em matéria de Desenvolvimento Rural podem-se esperar novidades? Medidas que iniciem o processo de reversão do êxodo rural? O manter-se-á a Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural em negação à sua denominação?

Ao nível da produção silvícola, haverá coragem para avançar para a regulação dos mercados? Ou, será mantida a estratégia de protecionismo aos interesses de grupos industriais, à custa das famílias com explorações florestais, da sustentabilidade dos recursos florestais e do esforço dos contribuintes?

A atualização e conclusão do cadastro rústico fracassará em comissão ou avançará definitivamente para o terreno?

No plano jurídico, o que falta para finalizar a regulamentação da Lei de Bases da Política Florestal? Importa recordar que passaram já 17 anos da sua aprovação, por unanimidade, na Assembleia da República.

Na defesa da floresta contra incêndios, tem o Ministério capacidade política para impor uma lógica de reforço da prevenção face ao combate?


Sofrerão os dirigentes políticos do Ministério da Agricultura e Mar de procrastinação do tipo tenso-nervosa? O procrastinador do tipo tenso-nervoso caracteriza-se por ter um comportamento que se traduz num ciclo de fracasso e atraso, enquanto os planos e objetivos são deixados de lado e anotados "para comissão" ou para a próxima leguslatura repetidamente.

Em que ficamos?