sexta-feira, 11 de julho de 2014

Investimento PRODER?

Uma brochura publicada pela Autoridade de Gestão do PRODER no final de junho, parece ter introduzido um novo conceito, o do “INVESTIMENTO PRODER”. Do que se tratará?

- Tratar-se-á de uma espécie de aplicação financeira proveniente de uma pochete da ministra Assunção Cristas?

- Ou tratar-se-á de um abuso de expressão que exprime tão só a despesa pública no financiamento nacional e comunitário a investimentos privados no domínio do Desenvolvimento Rural?


A capa do documento relembra o estilo dr. Goebbels, dando expressão ao espírito marcadamente propagandístico da apresentação dos resultados, aparentemente atribuíveis ao desempenho da tutela. Convém aqui ter presente que, após a passagem pelo Ministério do dr. Jaime Silva, qualquer posterior “prova de força” político-administrativa aportaria sempre resultados positivos. Todavia, importa ter presente que, a “prova de força” não é a de caráter político-administrativo, mas sim dos riscos assumidos pelos investidores privados e pelos contribuintes que os financiaram.

Num plano genérico, importa quantificar claramente o retorno económico, social e ambiental desta “prova de força” da lavoura e dos contribuintes. Qual a taxa de viabilidade efetiva dos investimentos concretizados com financiamento público. Por exemplo, importa deixar claro, no apoio à instalação de jovens agricultores, quantos desempregados do passado e do presente não se tornaram futuros desempregados com dívidas á banca, ao fisco e à segurança social. Qual o desempenho subsequente das autoridades e parceiros setoriais na garantia de acesso condigno aos mercados das produções e dos serviços resultantes destes investimentos com apoio público.

No plano setorial dos apoios às florestas, os resultados apresentados suscitam a necessidade de esclarecimentos específicos, quer quanto á origem da despesa, quer quanto à viabilidade de longo prazo dos investimentos realizados e da sua correlação com as necessidades da indústria instalada e com as exportações.

O valor apresentado de 600 M€ corresponde a investimento total das intenções de investimento (candidaturas), a investimento total aprovado para financiamento público ou a investimento total efetivamente executado? Nos 600 M€ apontados, qual a componente privada, da lavoura, e qual o montante do financiamento público, dos contribuintes?

Também aqui, agora no plano setorial, qual o retorno económico, social e ambiental expetável desta “prova de esforço” da lavoura e dos contribuintes? Serão expetáveis níveis de retorno similares aos decorrentes de programas similares vigentes no passado? Se assim for estará garantida a sustentabilidade da “indústria” do fogo.

Atendendo às especificidades do setor, quais as garantias de gestão continuada, desejavelmente sustentável, dos investimentos concretizados com apoio público, tendo em conta que quase metade do montante anunciado se destina a regiões do país com mais elevado risco de incêndios florestais?

Tendo presente que uma adequada gestão florestal, ativa, profissional e desejavelmente sustentável, está dependente da rentabilidade assegurada pelas produções que vierem a ser obtidas, tendo presente que 88% do investimento anunciado reporta a proprietários privados e a comunidades rurais, quais as garantias de acesso condigno destes aos mercados, sobretudo no caso das produções lenhosas e suberícolas, tendo em conta as regras vigentes na formação dos preços neste setor?

Atendendo ao peso das produções lenhosas nas exportações de produtos de base florestal, qual o impacto esperado desta “prova de força” na garantia da sustentabilidade futura dos números neste domínio?

Qual a correlação entre os resultados apresentados nesta “prova de força” com as metas estabelecidas pelo Governo na Estratégia Nacional para as Florestas?

De facto, as fotos e os gráficos apresentados na brochura são muito coloridos, mas as dúvidas de que os retornos esperados se venham a expressar apenas em tons de cinzento são enormes.