segunda-feira, 25 de agosto de 2014

As “pipas de massa” e as florestas em Portugal

Do PEDAP (de 1986) ao PRODER (até 2013), a Sociedade já disponibilizou quase 1,5 mil milhões de euros de apoio público às florestas em Portugal. Os níveis de apoio chegaram a ser de 80 e 90%, através da atribuição de “subsídios a fundo perdido”, mais recentemente designados por “subsídios não reembolsáveis”. Para o período de 2014 a 2020, o governo já anunciou mais 540 milhões de euros de apoio público às florestas.

As “pipas de massa” têm servido de base a propagandas governamentais nestes últimos 28 anos. Por vezes, os governantes anunciam os mesmos milhões por mais do que uma vez, transmitindo à Sociedade a ideia de que estes se vão acumulando nos bolsos dos proprietários florestais.

Mas, quanto às concretizações, qual o retorno para a Sociedade deste seu esforço?


Apesar do esforço da Sociedade, regista-se a diminuição da área florestal nacional, o valor económico das florestas decresceu, o peso do setor florestal nas exportações contraiu, o emprego silvo-industrial decaiu acentuadamente, as áreas ardidas aumentaram como nunca antes visto.

Fica a segunda questão. Se for atribuído um estímulo à produção florestal, através da atribuição de subsídios, mas que lhe é retirado em mais do dobro pela proteção estatal ao funcionamento anacrónico dos mercados, que resultados seriam de esperar?

Os estímulos à produção ajudam, mas não sustentam os custos de uma gestão florestal ativa, profissional e sustentável ao longo de todo o ciclo produtivo florestal.

Os subsídios ajudam, mas não se substituem ao regular funcionamento dos mercados.

Uma questão final. Os fundos públicos atribuídos à produção florestal devem ser considerados como uma dádiva da Sociedade, ou na realidade não são mais do que um pagamento pela prestação de serviços ambientais dos proprietários florestais à Sociedade?

Uma coisa é certa, mesmo considerado um pagamento por serviços prestados, tal não obvia uma intervenção na garantia do regular funcionamento dos mercados de produtos florestais.