quarta-feira, 8 de abril de 2015

Putativas(os) conselheiras(os) ausentes

A ministra da Agricultura mandou criar o Conselho Florestal Nacional (ver o DL 29/2015, de 10 de Fev.). Não, não é necessariamente o mesmo que está previsto na Lei de Bases da Política Florestal, por regulamentar desde 1996.

Entre os interesses arregimentados por Assunção Cristas, para a aconselhar em matéria de política florestal, estão as Forças Armadas (talvez para conselhos sobre como aplicar “máquina zero” em solos), a Polícia (o problema das florestas não é de policiamento, é de rendimento), as empresas de congressos, atividades turísticas e eventos (a solução das florestas passará por festas de arromba?), e ainda os pescadores de achigã, de pesca à pluma e de “carpfishing”. Todos juntos formam uma multidão de, no mínimo, 40 conselheiros. Este não é um conselho consultivo, é mais um congresso.

Neste conselho temos até triplos representados, são os casos dos grupos Portucel Soporcel, Sonae e Amorim. Haverá que manter a garantia dos interesses, condicionando as florestas?

Mas, a composição do Conselho peca por defeito.

Por um lado, não conta com a representação de técnicos, nem de investigadores. Pelos vistos não servem à “festa” mediática.

Por outro, não conta com a representação de classes profissionais que, entre outros locais, também desenvolvem a sua atividade em espaços florestais.


Atividade essa que passou recentemente, em modo neoliberal, a contribuir para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), e que infelizmente, com a atual crise do sistema bancário e da corrupção associada, tem tido um peso crescente sobre este indicador. È ainda de assinalar o contributo desta atividade em matéria de defesa da floresta contra os incêndios (DFCI), sobretudo ao nível da vigilância e da deteção. Quiçá não poderia também dar o seu contributo no sistema de alerta contra pragas e doenças nas florestas. Lamentável pois esta ausência. Com toda certeza, muito contribuiriam estes profissionais para um clima global mais participativo no seio deste conselho, que mais se assemelha a um congresso.


(Publicado a 20/02/2015 em https://www.facebook.com/opingalume)

Sem comentários:

Enviar um comentário