segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A ministra Assunção não faz os TPC, mas gosta de aparecer

A ministra da Agricultura e do Mar tem sido incapaz, ao longo de quase três anos de mandato, de assegurar estabilidade no financiamento público às equipas de sapadores florestais.

Neste mesmo período de tempo, tem demonstrado incompetência política em equilibrar as verbas públicas destinadas à prevenção, face às disponibilizadas para o combate aos incêndios florestais.

Ainda neste período de tempo, tem sido evidente a sua falta de vontade em privilegiar o reforço da economia florestal face aos negócios financeiros que se estabeleceram com base na sucção dos recursos naturais e no empobrecimento das populações rurais.


Mas ei-la equipada a rigor para roçar mato para a tv, não através de meios manuais como fazem muitos dos pequenos e idosos proprietários florestais, mas com recurso a meios motomanuais.

Se esta estratégia política de culto da personalidade alastrar, ainda veremos o ministro da Administração Interna equipado à bombeiro, ou o ministro da Defesa a fazer descargas de caldas em helicóptero da Força Aérea.

A perspetiva geral é de que estas ações de marketing pessoal se reforcem nos próximos três meses, ao que se seguirá o habitual eclipse da ministra em época de incêndios.