quarta-feira, 26 de março de 2014

Responsabilidade social by PortucelSoporcel

O grupo PortucelSoporcel, através da uma empresa de comunicação, anunciou realizar investimentos anuais de 3 milhões de euros, lê-se em responsabilidade social, no caso concreto em prevenção e no apoio ao combate aos incêndios florestais.

Se em área certificada e sob a tutela direta do grupo, feitas as contas, tal investimento equivale a uma aplicação pecuniária de pouco mais de 24 euros por hectare/ano. Parece-nos, salvo melhor opinião, um investimento irrisório.

Se em superfícies florestais vizinhas, seja através de apoio financeiro a organizações de produtores florestais, a entidades gestoras de zonas de intervenção florestal, a corporações de bombeiros, a entidades da proteção civil, ou outras, independentemente da avaliação do seu impacto, ficam sempre as dúvidas:
  • Uma aplicação financeira na mitigação dos riscos de investimento silvo-industrial do próprio grupo não é tão só um mero ato de gestão dos mesmos?
  • Pode esse ato, de mera gestão de riscos, ser considerado como medida de responsabilidade social?
A sê-lo, talvez se possa, nesse mesmo contexto, contabilizar como ato de responsabilidade social a eliminação de resíduos industriais, produzidos nas unidades fabris do grupo, através da sua aplicação em áreas florestais certificadas sob sua gestão ou de terceiros. Afinal, sempre se contribui para a redução da acumulação destes resíduos industriais em aterro, com alegados benefícios para a Sociedade.


Todavia, no que respeita a responsabilidade social, os ecos vindos de Moçambique deixam sérias dúvidas sobre o desempenho do grupo neste domínio.

Com efeito, em consulta ao sítio da Environmental Justice Atlas, constam conflitos de interesses com populações rurais, que talvez não estejam conformes com os princípios de responsabilidade social. O grupo tem disponível neste país africano uma área de cerca de 360 mil hectares.

O 2.º maior exportador nacional tem de clarificar rapidamente as questões que podem por em causa a sua imagem interna e externa. Não basta anunciar apenas investimentos anuais de 3 milhões de euros em "responsabilidade social".